quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Esta é a minha atividade 2 do modulo II: EPROINFO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E
ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL– NTE
BANANEIRAS - PB



Unidade: II Internet hipertexto e hipermídia
Formadora: Maria Aparecida Hermínio da Silva
Turma: 01
Tema: 2.2
Sub-tema: hipertexto
Nome: Jacilene Vieira de Sousa



O que é hipertexto?



Ouvimos cada vez mais falar em termos utilizados na internet, mas será que estes termos são novos ou já foram usados e hoje com a tecnologias eles receberam uma nova roupagem. Um desses termos é hipertexto.

A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Mas com o internet ele tem uma nova leitura de seu conceito:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.

Os sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.










Referencias Bibliográficas:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário